A Geometria é uma das poucas coisas que está presente em quase todos os lugares em que estamos, e muitas vezes ela passa completamente despercebida por nós.
Pense na seguinte questão: como seria o mundo sem o estudo da Geometria?
Certamente ainda viveríamos em cavernas e caçaríamos para viver. O ser humano não teria a capacidade de erguer estruturas sólidas, realizar projetos e analisar dados (através de gráficos, por exemplo), entre muitas outras coisas, que poderíamos ficar infinitamente listando.
O teto parado sobre a sua cabeça só não desaba em cima de você pois foram feitos cálculos geométricos que definiram a estrutura que deveria ser feita para sustentá-lo. Caso esse teto tenha sido feito sem nenhum tipo de critério geométrico ele não se sustentaria, ou pior, cairia em cima da sua cabeça - a Geometria salvou a sua vida! Agradeça a ela!
Bem, deixemos de ser trágicos e vamos a nossa primeira conclusão sobre a Geometria como Ciência: o seu estudo é essencial para o nosso desenvolvimento como civilização.
Vamos a outra pergunta: você já imaginou o mundo sem a simples reta? De imediato muitos devem ter pensado: tudo iria ser torto. Um mundo torto? Construa um mundo torto na sua mente - completamente torto, sem nenhuma retinha. Conseguiu? Difícil, não é?
Vamos parar de gastar o nosso intelecto num mundo sem a reta, pois aqui iremos evidenciar a sua importância em tudo a nossa volta.
O que queremos com essa introdução é que você perceba a importância da Geometria nas nossas vidas, determinando o que o homem fez até hoje e o que fará no futuro.
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o maior "vestibular" do Brasil, tem a sua elaboração baseada em uma "Matriz de Competências" elaborada pelo MEC. Cada "competência" no ENEM é capacidade do estudante de compreender e dominar algumas áreas, como: a norma culta da língua portuguesa, os fenômenos naturais, a solução de situações-problema, formação de argumentações consistentes e a elaboração propostas que atentem para questões sociais. Cada competência corresponde a uma série de habilidades, que são a "prática" das competências.
Essa matriz é composta por 120 habilidades que são dividas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Os temas e assuntos de nossas postagens serão voltados para o desenvolvimento das habilidades referentes à Geometria Analítica. O ENEM se caracteriza por ser uma prova com questões interdisciplinares (que avaliam mais de uma área de conhecimento num mesmo item), portanto, veremos outros assuntos inclusos em meio aos problemas, textos, vídeos, etc.
As Competências e Habilidades com as quais trabalharemos serão as seguintes:
Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.
Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Comente, critique, elogie, questione esta postagem através dos comentários que você pode fazer aí embaixo das referências bibliográficas. A gente pode conversar também pelo nosso canal de comunicação "reta" (com o perdão do trocadilho): escreva para geometriajl@gmail.com. A sua opinião é muito importante!
Referências Bibliográficas (todas consultadas em 01/09/2012):
Comente, critique, elogie, questione esta postagem através dos comentários que você pode fazer aí embaixo das referências bibliográficas. A gente pode conversar também pelo nosso canal de comunicação "reta" (com o perdão do trocadilho): escreva para geometriajl@gmail.com. A sua opinião é muito importante!
Referências Bibliográficas (todas consultadas em 01/09/2012):
Realmente...
ResponderExcluirA Geometria está em praticamente tudo em nossas vidas. Concordo com sua importância e com a ideia que ela deveria ser mais estudada - com uma abordagem "mais" cotidiana.
O ENEM vem aí! A interdisciplinaridade apontada no texto é uma das principais características da prova - não basta decorar, tem que saber!
Olá Janssen!
ExcluirO ENEM vai se realizar nos dias 3 e 4 de novembro deste ano, e nele, como você disse "não basta decorar, tem que saber!"
A prova já está chegando!
Vamos aos estudos!
25/09/2012
ResponderExcluirJanssen, ótimo trabalho, parabéns, as postagens são muito bem elaboradas, vejo que está tendo um trabalho imenso e espero que tenha o merecido reconhecimento por isso! Fico muito feliz por agora poder comentar com maior facilidade. Um grande abraço e continue brilhando... Volto logo ;D. Conceição Áquila (3°ano3).
São comentários como o seu que me incentivam ainda mais Áquila. Agradeço imensamente a sua visita e participação.
ExcluirA parceria entre nossos blogs é muito benéfica, pois a troca de dicas e experiências fez com que nossas páginas melhorassem muito.
Apareça mais vezes!
Acessem http://gincanadegeometria.webnode.com/ e vejam o ótimo trabalho da nossa colega Áquila!!!
Shakira kira eh!eh!waka waka eeeh!
ResponderExcluirMe ajude
ResponderExcluirDe um exemplo do cotidiano onde utilizarmos de algum conceito de geometria plana